quinta-feira, 1 de abril de 2010

A Peleja de Jorge Bucho contra Bin Lado contada Mourão (parte)



A Peleja de Jorge Bucho contra Bin Lado contada Mourão (parte)

Dia onze de setembro,
De manhã precisamente,
O mundo ficou chocado
Ao ver bem na sua frente
Um avião desgovernado,
Descendo desembestado,
Caindo no “Treide Cente”.

O ocorrido abriu debates
No rádio e televisão...
Era isso um desabafo
Ou mera provocação?!
Como pôde a pobreza
Puxar o pano da riqueza,
Dar uma tapa na opressão?

Jorge Bucho apareceu
Naquela mesma manhã,
Brabo feito uma cobra
Vestido de Tio Sam,
Deu o bote em seu terreno
E atirou todo o veneno
Contra um tal de Talibã.

Disse: “Como é que pode,
Meu Padrinho Padim Ciço,
Um bando de morta-fome
Fazer tanto rebuliço?
A vingança não tardará,
A cada nosso que findar
Dez dos deles dou sumiço!”

Desse dia em diante
Deu-se a perseguição
A um barbudo chamado
Bin Lado, O Afegão,
Que como fora ditado
Era o grande culpado
Por toda destruição.

Na outra banda do mundo
Bin Lado se escondia
No escuro de um buraco,
Que nem para mijar saía,
Pois com toda repressão
Pelo tal fato em questão,
Saindo fora morria.
(. . . )

Em Consideração ao Meu Primeiro Folheto
Comecei a gostar de Literatura de Cordel ainda menino, quando fui a ela apresentado por uma tia que morava no Sítio Malhada Limpa, em terras currais-novenses, durante uma noite chuvosa.
A força daqueles versos soantes ficou em mim dormente por décadas, até que veio aflorar juntamente com minha inclinação para poeta durante a adolescência. A Peleja de Jorge Bucho contra Bin Lado contada em Mourão foi minha primeira publicação do tipo; isso no ano de 2002, quando eu ainda cursava Letras, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus de Currais Novos. Para esta segunda edição, andei alterando algumas palavras que não soavam bem ou que quebravam o ritmo; contudo sem alterar a essência das ideias. Estas por sua vez, poderiam muito bem ser modificadas, já que hoje, passados anos da queda das torres do World Trade Center, tenho uma compreensão mais ampla daquele acontecimento e seus desdobramentos. Entendi que mexer nesta parte do folheto tiraria as características peculiares à primeira edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário